sexta-feira, 29 de abril de 2011

Se escola fosse estádio e educação fosse Copa...

Jorge Portugal
De Salvador (BA)


Canteiro de obras da reconstrução do Estádio da Fonte Nova,
em Salvador (foto: LOC/Divulgação)
Passeio, nesses últimos dias, meu olhar pelo noticiário nacional e não dá outra: copa do mundo, construção de estádios, ampliação de aeroportos, modernização dos meios de transportes, um frenesi em torno do tema que domina mentes e corações de dez entre dez brasileiros.
Há semanas, o todo-poderoso do futebol mundial ousou desconfiar de nossa capacidade de entregar o "circo da copa" em tempo hábil para a realização do evento, e deve ter recebido pancada de todos os lados pois, imediatamente, retratou-se e até elogiou publicamente o ritmo das obras.
Fiquei pensando: já imaginaram se um terço desse vigor cívico-esportivo fosse canalizado para melhorar nosso ensino público? É... pois se todo mundo acha que reside aí nossa falha fundamental, nosso pecado social de fundo, que compromete todo o futuro e a própria sustentabilidade de nossa condição de BRIC, por que não um esforço nacional pela educação pública de qualidade igual ao que despendemos para preparar a Copa do Mundo?
E olhe que nem precisaria ser tanto! Lembrei-me, incontinenti, que o educador Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação e hoje senador da República, encaminhou ao Senado dois projetos com o condão de fazer as coisas nessa área ganharem velocidade de lebre: um deles prevê simplesmente a federalização do ensino público, ou seja, nosso ensino básico passaria a ser responsabilidade da União, com professores, coordenadores e corpo administrativo tendo seus planos de carreira e recebendo salários compatíveis com os de funcionários do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Que tal? Não é valorizar essa classe estratégica ao nosso crescimento o desejo de todos que amamos o Brasil? O projeto está lá... parado, quieto, na gaveta de algum relator.
O outro projeto, do mesmo Cristovam, é uma verdadeira "bomba do bem". Leiam com atenção: ele, o projeto, prevê que "daqui a sete anos, todos os detentores de cargo público, do vereador ao presidente da República serão obrigados a matricular seus filhos na rede pública de ensino". E então? Já imaginaram o esforço que deputados (estaduais e federais), senadores e governadores não fariam para melhorar nossas escolas, sabendo que seus filhos, netos, iriam estudar nelas daqui a sete anos? Pois bem, esse projeto está adormecido na gaveta do senador Antônio Carlos Valladares, de Sergipe, seu relator. E não anda. E ninguém sabe dele.
Desafio ao leitor: você é capaz de, daí do seu conforto, concordando com os projetos, pegar o seu computador e passar um e-mail para o senador Valadares (antoniocarlosvaladares@senador.gov.br) pedindo que ele desengavete essa "bomba do bem"? É um ato cívico simples. Pela educação. Porque pela Copa já estamos fazendo muito mais.


Jorge Portugal é educador, poeta e apresentador de TV. Idealizou e apresenta o programa "Tô Sabendo", da TV Brasil.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

EXCLUSIVO: Ivete e Aviões no “Arraiá do cerveja & Cia” em Santo Antonio de Jesus






Como antecipado por nossa equipe de jornalismo, uma grande novidade promete agitar o São João de Santo Antonio de Jesus. A capital do Recôncavo vai ganhar uma nova festa de camisas o “Arraiá do Cerveja & Cia”, tendo como principais atrações a musa Ivete Sangalo e a banda Aviões do Forró.
Inicialmente divulgado como “Forró do Tio Zé”, por ter como um dos produtores o Grupo Notável, que realiza na cidade uma tradicional festa com o mesmo nome, o Arraiá do Cerveja & Cia será realizado no dia 23 de junho e surgiu da parceria entre as produtoras Axé Mix e Grupo Notável, produtores do bloco Cerveja & Cia e Forró do Piu Piu, respectivamente.
O Arraiá do Cerveja & Cia chega para abrilhantar ainda mais o São João de Santo Antonio de Jesus, que encontra-se em franca expansão e certamente atrairá milhares de turistas, que buscam entretenimento na maior festa popular do nordeste brasileiro.
Fonte: andaia.com.br

Sidnei Rodrigues convida população para participar de Audiência Pública

Sidnei Rodrigues convida população para participar de Audiência Pública


Jornalista: ANDRÉA SUED DRT 2055
A instalação da Zona Azul em Santo Antônio de Jesus será discutida em uma audiência pública nesta quarta-feira. A audiência, promovida pela prefeitura através da superintendência de Trânsito e  Transportes,  ocorre às 19h, no auditório da ACESAJ.
Membros da comunidade, vereadores e representantes da prefeitura participarão da audiência que prevê  um sistema de estacionamento rotativo nas ruas, cobrado por hora, em dias e horários afixados nas placas de sinalização.
Um questionamento que deve ser tratado também na reunião é sobre carga e descarga, mas é  bom lembrar que em março de 2010 foi instituído um decreto instituindo regras para carga e descarga no centro de Santo Antônio de Jesus que segundo o  superintendente de Trânsito do município, Sidney Rodrigues,  o prazo para tolerância às regras pré estabelecidas está chegando ao fim, um ano após a sanção do decreto.
"A reincidência no descumprimento da lei acarreta em multa e terceira reincidência resulta em cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento comercial envolvido no ilícito.
Durante audiência o superintendente destacará algumas novidades que deverão ser implementadas no trânsito ainda no primeiro semestre como: semáforos para pedestres e semáforos sonoros - para deficientes auditivos.

PERFIL

PERFIL
Pra Quem Tem Prestígio
Magno Cruz  administranção com competência e transparência
O bom administrador é o profissional que conhecendo as dificuldades e adversidades na organização, procura integrar suas ações, formular projetos factíveis, controlar gastos buscando a superação das metas programadas, comprometido com as questões sociais e ecológicas. E nesse perfil enquadra-se o secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, Magno Cruz.
O secretário destaca que a secretaria de Administração e Planejamento tem em sua estrutura as diretorias de administração geral, de compras e licitações, de recursos humanos e de contabilidade tendo por finalidade programar, coordenar e controlar as atividades de administração geral, de recursos humanos e de planejamento das ações governamentais, desenvolvendo políticas públicas de modernização e informatização dos serviços públicos.
A pasta que coordeno busca suprir as demais secretarias e superintendências de  bens e serviços indispensáveis ao desempenho de suas respectivas ações, visando  o pleno atendimento das necessidades do cidadão. Desenvolvemos projetos que visam a adequação da administração à atual situação econômico do país, administrando com parcimônia transparência e equilíbrio os recursos públicos, buscando a  melhoria na qualidade dos processos licitatórios, e como resultado, comprar mais e melhor com menor custo”, destaca Cruz.
O secretário acrescenta ainda que a melhoria no atendimento à população está sendo alcançada através da nomeação de novos servidores aprovados no concurso realizado em fevereiro de 2008, na qualificação e valorização do servidor, na informatização dos processos, na manutenção do patrimônio público.

 Mini Currículo
Nome: Magno Da Silva Cruz
Naturalidade: Nazaré – Bahia
Graduação: Bacharel Em Ciências Contábeis, Formado Pela Fundação Visconde De Cairu Em 21 De Dezembro De 1976
Pós Graduação:  Especialização Em Gestão Tributária Pela Unifacs Em 2004
Experiência Profissional:

Nao podemos ficar para atras das ideias

”Nada magoa mais um pessoa do que a traição.Ser traido por um amor,pelo amigo,por alguém da família,ou até mesmo pelo colega de trabalho,isso nos traz muita angústia.Mas o que não se pode fazer é deixar de viver intensamente cada momento.Viver o presente tentando se mirar no futuro e esquecer o passado de mágoas e tristezas.Procure viver seu momento ao máximo,sendo você mesmo,sempre.Siga seus instintos se dando por inteiro naquilo que realmente interessa.Seja feliz ao máximo.“
Eestmos vivendo uma nova fase no dennvovimento  da comuniçao  no pais .
MULHERES que fazem a diferença
     
Uma nova realidade quanto à participação feminina na política e no comercio se descortina, impulsionada pela vontade de participar das decisões de nosso País. As mulheres estão descobrindo que poderão fazer  a   diferença nos próximos anos, que há espaço para  uma histórica renovação dos representantes da sociedade nos espaços social, cultural,empresarial e  políticos de nossa jovem democracia. Essa   e  a  hora  de   conquistar ,com  base na  ética , na moralidade e   competência ,elegância , inteligência , portanto ,que  nos  preparamos para  isso .
Afinal ,que  pais  a  mulher  que  para   os  filhos e filhas , certamente  ,não  num recancacvo , fazendo  acontecer .
Ao  lidar com  as  questões  da  vida  , no  incansável  trabalho cotidiano   e na formação   dos  filhos  ,as  mulheres  adquirem um  grande e   importante  conhecimento,passando  de  geração a  geração .Um exercício   que possibilitou   desenvolver  um    grande   talento  para a  administração   das   questões  humana .A experiência na  construção   diária de  uma  vida  melhor  precisa    ser   introduzida na  vida política  de  nosso  pais .Por  isso ,e  cada   vez  mais apolítica precisa  das  mulheres.
Aguarde  .